Comissão da Gestão Fazendária se reúne em Belém

Categoria: Notícias | Publicado: quinta-feira, setembro 20, 2018 as 15:36 | Voltar

Iniciou no dia 19/09, em Belém, a 40ª reunião da Comissão de Gestão Fazendária, Cogef, que reúne técnicos dos fiscos estaduais responsáveis pela troca de experiência e disseminação de ações de modernização e gestão.

O encontro trouxe a Belém cerca de 50 profissionais de área fazendária de outras unidades da federação, e começou com uma palestra sobre empreender projetos de inovação e transformação na gestão pública, com André Macieira, da empresa Elogroup. Em seguida, o presidente da Fenafisco, Charles Alcântara, apresentou o projeto de Reforma tributária solidária, que propõe mudanças na legislação de forma que a cobrança de impostos cobre menos tributos da população menos favorecida, e corrija distorções do sistema tributário nacional.

Edna Farage, diretora de Arrecadação da Secretaria da Fazenda do Pará mostrou os desafios e soluções na área de arrecadação e cobrança no Estado.A manhã terminou com a palestra do secretário da Fazenda do Ceará, João Marcos Maia, falando sobre modelo de utilização de nota fiscal eletrônica para definição de pauta de preços.

À tarde a reunião abordou alguns projetos estaduais como e soluções na área de tecnologia.

O encontro encerra na sexta-feira, dia 21/09, com a consolidação das propostas de trabalho, a avaliação dos projetos de modernização em andamento nos estados e a palestra Desafios para o desenvolvimento, com o presidente da Cogef, Luis Fernando Silva.

Participaram da abertura a subsecretária de Administração Tributária do Pará, auditora fiscal de receitas estaduais Rute Tostes, representando o secretário da Fazenda, Nilo Noronha; o presidente da Cogef, Luis Fernando Pereira da Silva; o coordenador de Programas e Projetos da Secretaria de Gestão do Ministério da Fazenda, Luiz Palmeira; o presidente da Associação dos Servidores do Fisco Estadual do Pará, Geraldo Nogueira; o coordenador Geral da unidade de planejamento do Pará, Augusto Miranda e Charles Alcântara,do Fenafisco.

A subsecretária Rute Tostes destacou a importância da Cogef como impulsionadora de ações de modernização dos Fiscos estaduais. Já o presidente da Cogef, Luis Fernando Silva lembrou que a Comissão completa 10 anos de atividades e tem desempenhando um papel exitoso de propor mudanças e inovações, e disseminar experiências exitosas, ajudando os estados na gestão da administração fazendária.

Ana Marcia S. Pantoja
Jornalista DRT - Pa 634