COGEF participa do Fórum de Autonomia e Coordenação Fiscal para uma Descentralização Efetiva da América Latina e Caribe

Categoria: Notícias | Publicado: sexta-feira, setembro 1, 2017 as 14:05 | Voltar

fonte: http://www.sefaz.pi.gov.br/index.php/informacoes/imprensa/noticias/noticias-em-destaque/cogef-participa-de-forum-internacional-sobre-descentralizacao-e-subnacional-de-gestao-fiscal-da-america-latina-e-caribe

A cidade de Washington (EUA) recebeu nos dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2017, o 1º Fórum Internacional de Autonomia e Coordenação Fiscal para uma Descentralização Efetiva da América Latina e Caribe. O evento, que contou com a participação do presidente da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF), Cristovam Cruz, tem como principal objetivo, analisar de que forma a autonomia fiscal subnacional e a coordenação fiscal intergovernamental podem incidir nos processos de descentralização da região.

O Fórum é uma realização do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e reuniu representantes de governos, especialistas em gestão fiscal e estudiosos das Américas e da Europa.

"O evento é super importante para os governos nacional e subnacional, pois está possibilitando o diálogo sobre temas de interesses de ambos. Além do que, a troca de experiências entre os países da América Latina e Caribe, promove o crescimento de todos", afirmou o presidente da COGEF.

Foram discutidos tópicos como o papel central da autonomia fiscal e coordenação intergovernamental sobre a descentralização; o estado de descentralização fiscal na América Latina; estratégias para geração e otimização das receitas subnacionais; regimes de transferência e seu impacto sobre a autonomia fiscal dos governos subnacionais estratégias digitais para o fortalecimento da gestão fiscal subnacional, dentre outros.

Na América Latina e Caribe, as despesas totais do governo cresceram 20% de 1985 para cerca de 30% nesta década, enquanto a percentagem de receitas próprias permaneceu inalterada em torno de 10 % do total nacional. Esta diferença gerou desequilíbrios fiscais verticais e alta dependência de transferências do nível nacional, causando a necessidade de expandir sua autonomia fiscal e que os países estabeleçam mecanismos de coordenação e cooperação intergovernamental necessários para uma efetiva descentralização e fiscalmente responsável.

Escrito por Hérlon de Moraes Pereira

Publicado por: Rogério Colman

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.