Iniciou no dia 07/08, em Belém, a visita de técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID, a Secretaria da Fazenda do Pará, Sefa. A missão do Banco tem o objetivo de discutir e ajudar na elaboração do projeto do Fisco paraense a ser desenvolvido com recursos da linha de crédito do Programa de Apoio à Gestão e Integração dos Fiscos no Brasil, Profisco II, aos estados brasileiros.
Pela manhã o secretário da Fazenda, Nilo Noronha, reuniu com os titulares de órgãos públicos estaduais para apresentar as linhas gerais do Projeto do Pará junto ao BID. Ele explicou que a algumas das ações que serão realizadas dentro do Profisco vão necessitar da integração de vários órgãos da administração estadual.
O secretário disse que a integração do trabalho vai permitir atender melhor as necessidades dos municípios paraenses. E que o Programa vai dar atenção especial as ações de capacitação de servidores e tecnologia da informação, entre outras, e que os resultados serão importantes também para melhorar a transparência do gasto público.
Segundo ele, a população paraense será a maior beneficiária do Profisco, pelo aumento da arrecadação, melhor controle do gasto público, e ampliação dos recursos dos serviços públicos.
A apresentação da linha Profisco foi feita pelo diretor da Sefa, Augusto Miranda, que destacou a importância de trabalhar com a gestão de resultados para melhorar a governança pública, com a finalidade de gerar valor público para a sociedade, destinatária final do Programa.
Reuniões
À tarde teve início o ciclo de reuniões com os técnicos do BID, com a presença do secretário Nilo Noronha, a subsecretária de administração tributária Rute Tostes e a secretária adjunta do Tesouro, Adélia Macedo, além de diretores e técnicos das diversas diretorias da Sefa. Pelo Bid participam Cristina Mac Dowell, chefe de Equipe; Patrícia Bakaj; Flávio Galvão; Ana Lúcia Dezout; Ricardo Gazel e Márcio Cracel.
Cristina Mac Dowell explicou as fases necessárias para a aprovação do projeto do Pará junto ao Banco, e que todos os estados deverão ter, em comum, ações relacionadas a gestão de processos, contencioso fiscal e gestão financeira. O valor total do projeto do Pará é de 39 milhões de dólares, com contrapartida de 10% do Estado.
O secretário Nilo Noronha disse à equipe do Banco que o projeto de modernização é um grande desafio, e que a equipe da Secretaria está mobilizada para desempenhar as ações necessárias.
Entre os temas que serão tratados nos encontros estão a gestão fazendária por resultados, a tecnologia de informação estratégica e o aperfeiçoamento do contencioso fiscal. Na área do Tesouro, os assuntos serão orçamento transparente e execução financeira integrada. No final dos encontros será assinado o documento chamado “Ajuda memória”, com os resultados da visita.
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”49″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”100″ thumbnail_height=”75″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Show as slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]
Por
Ana Marcia S. Pantoja
Jornalista DRT – Pa 634
Assessoria de Comunicação / Sefa Pará
tel (91) 3323.4210
www.sefa.pa.gov.br
https://www.facebook.com/sefapara/