A 27ª Reunião da Cogef, ocorrida nos dias 25 e 26 de junho, em Natal, foi última sob o mandato do servidor da Sefaz/MS, Thaner Nogueira. Na ocasião foi realizada a eleição em que definiu Emanuel Moreira, da Sefa/PA, como novo Presidente pelos próximos 12 meses.
A Cogef é a Comissão do Confaz que tem atuação na proposição de modelos de a gestão e nos projetos de modernização dos fiscos Estaduais. A instituição nasceu em 2007 com a proposta de elevar a qualidade da administração das Secretarias com o fortalecimento e o nivelamento dos Estados em temas como Planejamento Estratégico, Projetos, Gestão de Pessoas, Transparência e Tecnologia da Informação e Comunicação. A proposta leva em consideração que a Cogef e o Gdfaz, como braços do Confaz, promovam o avanço em questões importantes para a Gestão Fazendária onde os fóruns finalísticos (Encat e Gefin) não tenham como foco.
No balanço geral, durante o período de setembro/2014 a junho/2015, a gestão da Cogef avançou significativamente com duas entregas de muito peso para as Fazendas Estaduais: o Índice de Transparência e Cidadania Fiscal (ITCF) e a arquitetura do novo Programa Fiscal que permitirá a continuidade aos Programas de Modernização nos moldes do Profisco.
Além disso, houve muito trabalho no sentido de ampliar o diálogo entre as Comissões do Confaz para trabalhos mais alinhados e compartilhados. Isso ganhou ainda mais força com a forma compartilhada de construção do novo Programa de Modernização, no qual a Cogef liderou.
Segundo Thaner Nogueira, a Cogef ganhou força nos últimos meses com um estreitamento ainda maior com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e com o Confaz, principalmente na pessoa do Coordenado José Tostes. “Isso possibilitou a aceleração do novo Programa de Modernização e a conclusão do ITCF, que estava em pauta há muito tempo e que finalmente se consolidou”.
O representante da Sefaz/MS na Cogef salientou ainda sobre o grande aprendizado durante o período e os benefícios que a instituição pode ter ao assumir desafios que envolva a liderança nacional sobre a temática fazendária: “Oportunidade única para o profissional e ganhos substanciais para instituição no sentido de ampliar contato, expandir conhecimento e trazer experiências vividas em outros estados para a melhoria de performance na Gestão Fiscal. A Sefaz/MS possui excelentes valores que podem elevar o nome e, principalmente, os resultados da instituição”.