SIGEFES do ES é finalista do Prêmio Excelência em Competitividade – Boas Práticas

Categoria: Notícias | Publicado: terça-feira, agosto 22, 2017 as 14:58 | Voltar
21/08/2017- Palavras-chave: SIGEFES, finalista, Prêmio, Excelência, Competitividade, Boas, Práticas
fonte: http://internet.sefaz.es.gov.br/informacao/noticias.php?id=1997
O projeto de implantação do Sistema Integrado de Gestão das Finanças Públicas do Espírito Santo (SIGEFES) está entre os finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade - Destaque Boas Práticas. Promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o Prêmio visa conhecer e reconhecer os estados que têm desenvolvido políticas de impacto em Competitividade, dentro dos dez temas que compõem os pilares do Ranking de Competitividade dos Estados.

Concorrendo com mais de cem projetos, o SIGEFES passou por duas seleções e está entre os seis finalistas, disputando com projetos de Rondônia, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Três boas práticas serão as grandes vencedoras. Além disso, as práticas também poderão ser publicizadas na página do prêmio, como um exemplo de política de impacto que pode e deve ser replicada. A premiação acontece no dia 20 de setembro em São Paulo.

O consultor do Tesouro Estadual e subgerente de Gestão do Sistema de Finanças Públicas da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Gilmar Hartwig, comemora a classificação do projeto entre os finalistas. "Estarmos entre os finalistas demonstra quanto o SIGEFES foi importante para a modernização da gestão das finanças públicas do Governo do Estado, pois atende de forma integrada às necessidades das áreas de planejamento, orçamento, finanças e contabilidade, permitindo alto grau de automatização de rotinas, interface intuitiva e amigável para os usuários e facilidade na geração de relatórios gerenciais", argumenta.

Gilmar Hartwig também ressalta a importância para a equipe envolvida no projeto. "É o reconhecimento do árduo trabalho de implantação do sistema, realizado, principalmente, por servidores do Tesouro Estadual da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Planejamento”.

SIGEFES
A implantação do Sistema Integrado de Gestão das Finanças Públicas do Espírito Santo (SIGEFES) objetivou a modernização da gestão orçamentária, financeira e contábil do Governo do Estado, permitindo uma melhor integração entre essas áreas, uma vez que todos os atos e fatos passaram a ser registrados em uma única ferramenta tecnológica. Além disso, teve por objetivo possibilitar a adoção das novas normas de contabilidade aplicada ao setor público e do novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), exigido pela STN.

O projeto de implantação do SIGEFES foi financiado com recursos do BID, no âmbito do PROFAZ, e tornou-se referência para diversos estados. Inclusive, já recebeu visitas de equipes dos estados de Alagoas, Maranhão, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins, com o objetivo de compartilhar a experiência do projeto de implantação de um sistema do porte do SIGEFES. Além disso, possibilitou ao Governo do Estado realizar o diagnóstico preciso da situação das contas públicas estaduais e colocar em prática o ajuste fiscal.

A execução do projeto ocorreu entre agosto de 2012 e junho de 2016 e contou com a participação direta de aproximadamente 20 profissionais lotados nas coordenações gerais de finanças e contabilidade, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), e de orçamento, da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP).

O projeto potencializou a capacidade de geração de informações e a transformação da dinâmica de trabalho dos servidores envolvidos com a alimentação dos dados orçamentárias, financeiros e contábeis no sistema, o que elevou significativamente a produtividade e fez os índices de erros e retrabalho reduzirem a patamares mínimos.

O SIGEFES integrou numa única solução cinco sistemas utilizados pelos órgãos e entidade do Governo Estadual - SIAFEM, SIPLAN, SISPPA, EUREKA e SMARAPD - otimizando processos e proporcionando maior confiabilidade nas informações.

Informações à imprensa
Secretaria de Estado da Fazenda